5 dicas de ouro de como estudar para o Enem

Tempo de leitura: 3 minutos

Estudar para o Enem requer acumular muito conhecimento em diferentes áreas do saber. Por isso, é fundamental ter algumas estratégias para se sair bem.

O conteúdo cobrado é aprendido ao longo de todo o ensino médio, são três anos de conhecimentos que requerem muita dedicação. Nós elencamos 5 dicas de ouro para ajudar a adquirir esse conhecimento e performar bem na prova.

5 dicas para estudar para o Enem e se sair bem na prova

Elencamos as 5 principais dicas de como estudar para o Enem visando atingir as mais altas notas no processo seletivo. Confira!

1.  Tenha um cronograma de estudos

O Enem requer o aprendizado de muitos conteúdos. Por isso, é fundamental separar as matérias em horários e respeitar esse cronograma.

Sempre deixe mais tempo para as matérias que são mais difíceis de aprender. E destine menos tempo para aquelas que você aprende rápido.

A divisão estratégica de seu tempo de estudos é justamente um diferencial competitivo, que facilita se destacar entre os demais concorrentes.

2.  Pratique redação

É muito comum se sentir ansioso sobre o tema e inseguro, justamente por não ter treinado o suficiente.

A redação do Enem possui um modelo a ser seguido que precisa ser aprendido através da prática. Escrevendo uma redação por semana será possível aprender o modelo.

Justamente de modo que, possa entender como encaixar o modelo em diferentes temáticas e desenvolver sua capacidade de escrita.

Quanto mais prática tiver na redação, melhor tende a ser sua performance diante de variados temas. Vale a pena ter algum profissional para corrigir suas redações semanalmente.

3.      Descanse durante um dia da semana

O excesso de conteúdo acaba fazendo com que o estudante queira dar sempre o seu melhor. Mas é importante tirar um dia da semana ou uma tarde/noite inteiros com o objetivo de descansar

Faça algo que não está relacionado ao Enem e que te faz bem. Isso vai ajudar a melhorar sua performance para a semana e evitar o cansaço excessivo durante a preparação.

Fazer atividade física regularmente também é importante para a cognição, ajudando na performance mental para estudar e se sair bem na prova.

4.  Faça revisões

As revisões são importantes como estratégia para não esquecer parte de seu conteúdo já estudado.

Dessa forma, além de fixar o conteúdo na memória é possível atuar preventivamente para evitar aquele “branco” que é comum em dia de prova.

Existem vários métodos de revisão e até mesmo fazer simulados e procurar compreender o que errou na prova é um método de revisão do conteúdo. Permitindo que no dia da prova não cometa os mesmos erros novamente.

5.  Procure respeitar a sua preparação

Ter um ambiente tranquilo para estudar, ter rotina de horário de estudos, estudar a parte teórica do conteúdo e aplicar o conteúdo respondendo questões sobre o tema, são passos importantes.

De modo que, seja possível ter a melhor preparação, são aspectos que diferenciam a sua performance na prova.

Possibilitando que aprenda todo o conteúdo necessário para se sair melhor que os concorrentes. Garantindo uma boa pontuação para disputar vagas nas universidades com a nota do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.